QUERO FAZER UM ORÇAMENTO

Tranquilidade na obra: segurança e qualidade

Autor: Tiberó | 13 de setembro de 19
Compartilhar

Na hora de começar uma obra ou realizar uma reforma, os responsáveis sabem: o estresse é certeza. Gastos estourando, obras demoradas, clima que atrapalha, materiais sem qualidade ou mesmo falta de mão de obra. Vários aspectos marcam o fracasso de uma obra — e seu alto nível de estresse.

No entanto, nem sempre sua nova obra ou próxima reforma precisa ser tão intensa.

Na verdade, há formas de se organizar para evitar dores de cabeça e concluir a construção em um tempo hábil, com gastos controlados e alta qualidade. Quer entender como? Continue a leitura!

5 dicas para realizar uma obra ou reforma sem dores de cabeça

O principal segredo é saber se antecipar. Vai realizar uma construção ou executar uma reforma em casa ou no ambiente comercial? Procure iniciá-la em um espaço de 1 ou 2 meses.

Assim, você terá tempo suficiente para se organizar e concluir os seguintes passos:

Planejamento: defina o orçamento e o calendário da obra

Seu planejamento começará com o orçamento reservado para a construção. Para esse passo, lembre-se de consultar um arquiteto ou engenheiro para auxiliá-lo a definir a lista de materiais necessários — e encaixá-la dentro do seu orçamento.

É agora que você definirá um calendário inicial para a obra, estipulando os términos previstos para cada etapa (como primeiro piso, teto, telhado, etc).

Um ponto importante é o projeto. Obras inteiras ou reformas que alterem a estrutura do imóvel precisarão de autorização da prefeitura — logo, também do projeto assinado por um profissional qualificado.

Contrate profissionais com antecedência

Muitos dos seus problemas na obra podem começar com a falta de mão de obra qualificada. Portanto, encontre os profissionais certos com antecedência.

Peça ao arquiteto ou engenheiro por indicações confiáveis e converse com cada um a respeito da obra, seu preço e sua disponibilidade.

Concentre suas compras com poucos fornecedores

Muitos fornecedores podem significar altos níveis de estresse quando o assunto é controle de qualidade das entregas (prazo, condições) e também dos materiais em si.

Por isso, procure manter um número administrável de fornecedores e parceiros. Assim, você poderá gerenciar melhor as entregas deles e ter mais organização na hora de realizar cobranças.

Um dica extra: sempre guarde seus contratos, recibos e notas fiscais!

Na hora da reforma, lembre-se de tirar o móveis antes do trabalho começar

Falando exclusivamente de reformas, um erro simples se destaca pela frequência com que acontece. Os moradores não retirarem os imóveis dos cômodos a serem reformados.

Além de prejudicar o andamento do trabalho dos profissionais, os móveis no ambiente de reforma podem sofrer com problemas como: manchas de tinta, acúmulo de pó, marcas de ferramentas ou detritos que caírem do teto e das paredes.

Exija atenção na limpeza da área de construção

Outro fator que poucos se atentam na hora de construir ou reformar é a limpeza do ambiente. Como muitos materiais são descartados, desde papel até cerâmica e metais, é essencial que toda equipe mantenha um padrão de limpeza.

Reaproveite embalagens para guardar o lixo residual (utilizando sacos de cimento, por exemplo) e, para materiais mais pesados, contrate uma empresa de coleta de entulhos.

 

E então, pronto para começar sua nova obra ou reforma sem estresse algum? Siga essas dicas! Para mais conteúdos sobre construção civil, continue de olho em nosso blog!

Compartilhar